1.
RESUMO DO PROJETO
Nos
últimos anos, o Brasil vem se tornando referência por incentivar a
transformação social por meio de experiências com arte e cultura. Há inúmeros
exemplos de sucesso desenvolvidos no país, reconhecidos nacional e
internacionalmente, tanto por sua ação social quanto por sua qualidade
artística. Esses grupos exercem um grande poder de atração – em especial sobre
jovens –, abrindo portas para processos de construção de identidade, criação de
laços afetivos e novas alternativas de socialização, participação, garantia de
direitos, cidadania e inserção econômica.
O projeto-piloto de
oficinas culturais voltados para o público jovem, batizado de Transformando com Arte, consiste na
realização de Oficinas de Teatro de rua, Dança de rua, Pinhole (Fotografia),
Arte de Rua (Grafite) e Criação de brinquedos e instrumentos musicais com
sucata para jovens acima dos 13 anos, que vivem algum tipo de vulnerabilidade
social em Teodoro Sampaio (SP).
O foco do projeto será
atender jovens que recebem apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de
Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Teodoro Sampaio.
As oficinas de artes podem
acontecer nos dois Centros ou no Centro de Cultura da cidade de Teodoro Sampaio
(SP) e ainda no centro cultural da cidade.
O programa de oficinas contempla módulos com duração de 6 (seis) meses.
2. EM QUE
REALIDADE VAI ATUAR
O
Município de Teodoro Sampaio, pelo seu considerável acervo de cultura e tem uma
grande gama de artistas populares, artesãos e movimentos culturais, tornando-se
naturalmente apto a manter um grande projeto cultural.
Este
projeto será um importante passo para a divulgação e promoção do acervo de
cultura do município e para a manutenção das manifestações populares
existentes.
Espera-se
que saiam do evento os caminhos para que a cultura integre definitivamente como
importante atrativo do produto cultural regional, para que nossos valores e o
nosso jeito de viver e fazer faça a diferença no desenvolvimento social da
região.
O
importante é que trabalhemos para que os resultados da cultura sejam
democraticamente distribuídos por todas as camadas da população, priorizando
aquelas onde as manifestações da cultura popular são mais vibrantes, fazendo
com que todos cumpram o papel de fortalecimento da cultura local, a partir da possibilidade
da geração de emprego e distribuição de renda e seja um instrumento na luta
contra a exclusão social.
Após
conversas entre o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente, a Comissão Temática de Educação do Programa Energia Social e a
Assistência Social, concluiu-se a importância de se levar aos adolescentes
projetos de atividades culturais. Para sabermos do interesse dos adolescentes
foram aplicados questionários junto aos participantes do CRAS – Centro de
Referência da Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado
da Assistência Social, no dia 19/03/2014 e obtivemos os seguintes resultados:
|
Interesse
por cursos de arte
|
Não
interessados
|
CRAS
|
58
|
-
|
CREAS
|
2
|
-
|
1.
QUEM
SERÃO OS PARTICIPANTES DO PROJETO
Os beneficiários do projeto serão adolescentes de
13 a 17 anos do município de Teodoro Sampaio provenientes do CRAS – Centro de
Referência da Assistência Social, ao qual desenvolve um trabalho preventivo
voltado para o não rompimento social e familiar, e o CREAS – Centro de
Referência Especializado da Assistência Social, onde o trabalho é voltado para
reestruturar os vínculos já rompidos. Totalizando 60 participantes.
2. COMO O
PROJETO SERÁ ORGANIZADO
Será
organizado seguindo as etapas descritas abaixo:
a.
Contratação de
profissionais especializados no tema dos cursos proposto: Oficinas de Teatro de rua, Dança de
rua, Pinhole (Fotografia), Arte de Rua (Grafite) e Criação de brinquedos e
instrumentos musicais com sucata. Dar preferência à professores da região do
Pontal do Paranapanema;
b.
O curso será oferecido a
partir de Julho de 2014;
c.
Serão realizados nos
espaços físicos do CRAS e CREAS;
d.
Apresentação pública dos
trabalhos desenvolvidos durante os Cursos em evento gratuito a comunidade;
e.
Certificação na conclusão
do curso.
5. OBJETIVO GERAL
O
projeto tem como objetivo resgatar a autonomia social e também a criatividade,
tirando-os dos ambientes de risco e vulnerabilidade social e trazê-los para um
ambiente que ofereça possíveis benefícios sociais.
A
proposta de promover atividades de cultura permite estimular a produção
artística de jovens, divulgar informações de interesse público, ampliar a
formação, o conhecimento, as oportunidades e habilidade que auxiliem na
inserção social dos jovens a criar alternativas de lazer e convívio e
articular-se com as atividades já realizadas nos Cras e Creas.
A
Arte de Rua cria possibilidades de integrar adolescentes a este conceito jovem
de expressão urbana. A arte urbana, um movimento underground (street art),
foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico,
abrangendo várias modalidades de grafismo-
algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também
chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob,
entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos. Além do grafite, a Arte Urbana também
inclui estatuas, músicos, malabaristas, palhaços, e teatros.
Além
disso, objetiva resgatar os valores da história da região e suas tradições:
×
Enfatizar
a preservação como um processo dinâmico de valorização das criações e recriação
de experiências;
×
Valorizar
papel dos pioneiros como fonte de conhecimento;
×
Promover
o contato e a troca de experiências,
×
Trazer
à tona diferentes modos em que à cultura foi pensada e vivida pelos diferentes
tipos de grupos sociais,
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
7.
AÇÃO
|
8.
RESULTADOS
|
Identificar adolescentes que queiram
participar do curso de grafite.
|
Aplicação de questionário de intenções.
|
Definição dos cursos Oficinas de Teatro de rua, Dança de rua, Pinhole
(Fotografia), Arte de Rua (Grafite) e Criação de brinquedos e instrumentos
musicais com sucata.
|
Contratar profissionais para desenvolver os
cursos selecionados.
|
Avaliação dos profissionais que atendam as
necessidades dos cursos, estabelecer o conteúdo programático.
|
Contratação do
profissional.
|
Identificar adolescentes que tenham
interesse na capacitação dentre as oficinas oferecidas.
|
Estimular, juntamente com o professor, esse
jovem(s) para ser um agente multiplicador na comunidade, dentro do CRAS e
CREAS, possibilitando oportunidades de continuidade das atividades culturais
na cidade de Teodoro Sampaio.
|
Criação de grupos de cultura, teatro, dança
e fotografia, criando novos projetos de arte na cidade, apresentações em
eventos (exposição, festas típicas e etc.).
|
Desenvolver novas habilidades,
conhecimentos gerais, inclusão social e autoestima dos participantes.
|
Oficinas técnicas, que contemplem a
cultura, natureza local, riquezas ambientais
e sociais, conhecer a realidade de nossas entidades.
|
Valorização e compreensão da arte,
comunicação, solidariedade, cooperação, integração, autonomia, participação
juvenil, trabalho em grupo, oportunidade de participação igualitária (questão
de gênero, assentados, etc.), mobilização e transformação pessoal.
|
9. EM QUE PRINCÍPIO E EXPERIÊNCIA SE BASEIAM A METODOLOGIA A SER
UTILIZADA?
Os princípios se baseiam no conceito de responsabilidade
social, amparo a vulnerabilidade social, solidariedade, cooperação, integração
valorização da arte, autonomia, participação juvenil, trabalho em grupo,
oportunidade de participação igualitária (questão de gênero, assentados, etc),
mobilização e transformação da comunidade local com seus próprios moradores. A
metodologia a ser utilizada será dinâmica organizada pelos instrutores das
oficinas, com turmas e oficinas com duração específicas para atender a duração
do projeto. As oficinas acontecerão nas dependências do CRAS e CREAS, posteriormente
se estenderá ao local onde ocorrerão as apresentações culturais. O projeto terá
uma duração de 6 meses e ao final
procederá com uma apresentação ao público.
O
Clube do Meio Artístico, parceiro escolhido para este projeto, utilizará uma experiência vivencial de cultura com atividades pontuais,
atividades presenciais semanais. Essas atividades são compostas por rodas de
conversa, pesquisa e construção cultural e artístico das oficinas. As
oficinas tem o tempo de duração de quatro horas por turno nas dependências do
CRAS de Teodoro Sampaio – SP, com até 16 jovens por turma. O Clube do Meio Artístico busca sensibilizar a
comunidade à quebrar suas barreiras sociais e preconceituosas sobre realidades
distintas ou melhorar suas ações para o público alvo da missão do projeto.
10. QUEM IRÁ COORDENAR O PROJETO E QUEM SERÁ A EQUIPE TÉCNICA?
Comissão Temática de Cultura do Programa Energia
Social, MDCA, Dep. De Assistência Social do CRAS e do CREAS, juntamente com a
orientação de 1 instrutor e 1 orientador, indicado pelas instituições.
11. COMO CUIDAR DA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO?
Estimular a Prefeitura na
busca de recursos oriundos de Fundos e/ou Concursos de arte, para continuidade
das ações com foco em cultura.
12. COMO A COMUNIDADE VAI PARTICIPAR DO PROJETO?
O CRAS e CREAS envolverão
os pais dos alunos em todas as atividades realizadas nas instituições, onde
conhecerão a dinâmica e as atividades, assim como resultados. Objetivo será integrá-los
neste processo que busca incentivar a cidadania em cada jovem. Haverá ainda a
promoção de uma apresentação final do projeto, com resultado de todas as oficinas,
em evento que será organizado pela Prefeitura em parceria com o Programa
Energia Social para Sustentabilidade Local.
13. QUAIS SERÃO OS PARCEIROS DO PROJETO?
Prefeitura Municipal de Teodoro, através da participação do Departamento
de Educação e Cultura, Assistência Social; Comissão Temática de Cultura do
Programa Energia Social; Jovens Parceiros da Odebrecht; e CMDCA.
14. COMO O PROJETO IRÁ INTERAGIR COM AS
POLÍTICAS PÚBLICAS?
O projeto pretende interagir com redes de
tecnologias sociais e as políticas públicas de maneira a possibilitar sua
replicabilidade adotando as seguintes estratégias:
- Comunicar
efetivamente durante todo o processo de desenvolvimento do projeto com os
tomadores de decisão nas diferentes esferas administrativas;
- Partilhar
os sucessos e lições aprendidas no projeto com as redes sociais atuantes;
- Buscar
recursos financeiros de editais para incentivo a cultura, e, com isso, possibilitar
a continuidade do projeto.
15. COMO O PROJETO SERÁ DIVULGADO?
A divulgação das ações desenvolvidas pelo projeto
será realizada de forma diversificada utilizando-se dos diversos instrumentos
de mídia incluindo:
a.
meios de comunicação local;
b. mídia
espontânea;
c. mídia
social e ferramentas online ;
d.
radio comunitária
16. COMO O PROJETO SERÁ AVALIADO?
Acompanhamento das atividades nas oficinas propostas será conduzido por
um profissional responsável pelo monitoramento das oficinas e pela equipe
gestora do projeto. A cada semana, a equipe - formada por educadores do CREAS e
CRAS, Jovens Parceiros e profissionais do Clube do Meio Artístico, terão
responsabilidades na avaliação e mensuração do que está dando certo e o que
precisa ser adaptado para conclusão do Projeto (reuniões de avaliação e
monitoramento).
17. COMO SERÃO REALIZADAS AS AVALIAÇÕES PROCESSUAIS?
Atividade
|
Meios de Verificação
|
Realização do conteúdo
programático propostos nas oficinas
|
Relatório de atividades
|
Assiduidade dos alunos
nas oficinas
|
Lista de presença (mínimo
de 75% de frequência)
|
Finalização das
Oficinas
|
Apresentação Pública
|
18. COMO O PROJETO PRETENDE AVALIAR OS RESULTADOS?
Uma
ação de cultural necessariamente deve causar impacto na comunidade e na
formação dos participantes. Muitas vezes não é possível reconhecer na proposta
uma ação fundamentada em pesquisa e diagnóstico, coerente com a realidade do
público-alvo e capaz de provocar impactos duradouros na formação dos alunos e
na comunidade. Às vezes o plano de ação é estruturado para atender somente às
necessidades do professor e do aluno, sem levar em conta de forma decisiva as
demandas da comunidade e o potencial de impacto e transformações na comunidade
externa é reduzido.
Entende-se
por transformação a mudança concreta de algum aspecto da comunidade. Por exemplo:
um curso de teatro que trabalha deve deixar como semente a criação de um grupo
teatral na localidade e pelo menos um profissional da comunidade capaz de
continuar com o projeto de forma autossustentável. Quando isto não acontece é
necessário que sejam reavaliados os objetivos e a metodologia do Projeto. Deste
modo o nosso o projeto será medido em 3
níveis:
Arte Educador:
Critério
|
Pontuação
|
Proposta/relatório
com possibilidade concreta de transformação da realidade da comunidade
|
20
|
Proposta
com possibilidade concreta de melhoria das condições da comunidade
|
10
|
Comunidade:
Critério
|
Pontuação
|
A
comunidade analisa o projeto e a execução do mesmo
|
20
|
A
comunidade participa da elaboração e execução da ação
|
20
|
Aluno:
Critério
|
Pontuação
|
Proposta
do Arte Educador
|
10
|
Ação
do Arte Educador diante da proposta
|
10
|
Clareza
da prática
|
10
|
Clareza
do início, da execução e do encerramento da ação
|
10
|
Clareza
na perspectiva da ação conjunta com a comunidade
|
10
|
Possibilidade
clara e eficiente de avaliação da ação
|
10
|
Para
cada oficina há objetivos distintos, com resultados mensuráveis ao final de
cada curso:
1. Teatro de rua: apresentação de uma
peça de teatro.
2. Dança de rua: apresentação de
“espetáculo” de dança.
3. Pinhole (Fotografia): exposição
fotográfica.
4. Arte de Rua (Grafite): pinturas nos
muros da Casa da Criança e Creche Central e em áreas degradadas da cidade.
Pintura de um painel na festa de encerramento do Projeto.
5. Criação de brinquedos e instrumentos
musicais com sucata: exposição das artes produzidas na oficina.
19. QUE CRONOGRAMA O PROJETO IRÁ CUMPRIR?
Objetivos Específicos
|
Ação
|
Resultados
|
MÊS
|
||||||||
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
|||
Identificar adolescentes
que queiram participar do curso de grafite
|
Aplicação de questionário
de intenções
|
Definição dos cursos
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Criação do projeto
|
Discutir com as partes
envolvidas como será o projeto
|
Aprovação do Projeto: Transformando
Jovens com Arte
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
Contratar profissionais
para ministrar os cursos selecionados
|
Avaliação do profissional
que atenda as necessidades do curso
|
Contratação dos
profissionais
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
Desenvolver novas
habilidades, conhecimentos gerais, inclusão social e autoestima dos
participantes
|
Realização das Oficinas
|
Valorização e compreensão
da arte, comunicação, solidariedade, cooperação, integração, autonomia,
participação juvenil, trabalho em grupo, oportunidade de participação
igualitária (questão de gênero, assentados, etc), mobilização e transformação
da comunidade local através de seus próprios moradores;
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Realização do evento de encerramento
|
Apresentação teatral;
Apresentação de Dança; Exposição fotográfica;
Pinturas
nos muros da Casa da Criança e Creche Central e em áreas degradadas da
cidade, e pintura de um painel na festa de encerramento; Exposição dos instrumentos e peças de arte com sucatas confeccionadas
pelos alunos .
|
Apresentação dos
resultados das oficinas para a comunidade, evento organizado pelos parceiros
e Clube do Meio Artístico.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário