Resumo do Projeto

1.      RESUMO DO PROJETO
Nos últimos anos, o Brasil vem se tornando referência por incentivar a transformação social por meio de experiências com arte e cultura. Há inúmeros exemplos de sucesso desenvolvidos no país, reconhecidos nacional e internacionalmente, tanto por sua ação social quanto por sua qualidade artística. Esses grupos exercem um grande poder de atração – em especial sobre jovens –, abrindo portas para processos de construção de identidade, criação de laços afetivos e novas alternativas de socialização, participação, garantia de direitos, cidadania e inserção econômica.

O projeto-piloto de oficinas culturais voltados para o público jovem, batizado de Transformando com Arte, consiste na realização de Oficinas de Teatro de rua, Dança de rua, Pinhole (Fotografia), Arte de Rua (Grafite) e Criação de brinquedos e instrumentos musicais com sucata para jovens acima dos 13 anos, que vivem algum tipo de vulnerabilidade social em Teodoro Sampaio (SP).

O foco do projeto será atender jovens que recebem apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Teodoro Sampaio.

As oficinas de artes podem acontecer nos dois Centros ou no Centro de Cultura da cidade de Teodoro Sampaio (SP) e ainda no centro cultural da cidade.  O programa de oficinas contempla módulos com duração de 6 (seis) meses.

2.      EM QUE REALIDADE VAI ATUAR
O Município de Teodoro Sampaio, pelo seu considerável acervo de cultura e tem uma grande gama de artistas populares, artesãos e movimentos culturais, tornando-se naturalmente apto a manter um grande projeto cultural.

Este projeto será um importante passo para a divulgação e promoção do acervo de cultura do município e para a manutenção das manifestações populares existentes.

Espera-se que saiam do evento os caminhos para que a cultura integre definitivamente como importante atrativo do produto cultural regional, para que nossos valores e o nosso jeito de viver e fazer faça a diferença no desenvolvimento social da região.

O importante é que trabalhemos para que os resultados da cultura sejam democraticamente distribuídos por todas as camadas da população, priorizando aquelas onde as manifestações da cultura popular são mais vibrantes, fazendo com que todos cumpram o papel de fortalecimento da cultura local, a partir da possibilidade da geração de emprego e distribuição de renda e seja um instrumento na luta contra a exclusão social.


Após conversas entre o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Comissão Temática de Educação do Programa Energia Social e a Assistência Social, concluiu-se a importância de se levar aos adolescentes projetos de atividades culturais. Para sabermos do interesse dos adolescentes foram aplicados questionários junto aos participantes do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, no dia 19/03/2014 e obtivemos os seguintes resultados:



Interesse por cursos de arte
Não interessados
CRAS
58
-
CREAS
2
-

1.      QUEM SERÃO OS PARTICIPANTES DO PROJETO
Os beneficiários do projeto serão adolescentes de 13 a 17 anos do município de Teodoro Sampaio provenientes do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, ao qual desenvolve um trabalho preventivo voltado para o não rompimento social e familiar, e o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, onde o trabalho é voltado para reestruturar os vínculos já rompidos. Totalizando 60 participantes.
2.      COMO O PROJETO SERÁ ORGANIZADO
Será organizado seguindo as etapas descritas abaixo:
a.     Contratação de profissionais especializados no tema dos cursos proposto: Oficinas de Teatro de rua, Dança de rua, Pinhole (Fotografia), Arte de Rua (Grafite) e Criação de brinquedos e instrumentos musicais com sucata. Dar preferência à professores da região do Pontal do Paranapanema;
b.     O curso será oferecido a partir de Julho de 2014;
c.      Serão realizados nos espaços físicos do CRAS e CREAS;
d.     Apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos durante os Cursos em evento gratuito a comunidade;
e.     Certificação na conclusão do curso.
 5. OBJETIVO GERAL
O projeto tem como objetivo resgatar a autonomia social e também a criatividade, tirando-os dos ambientes de risco e vulnerabilidade social e trazê-los para um ambiente que ofereça possíveis benefícios sociais.
A proposta de promover atividades de cultura permite estimular a produção artística de jovens, divulgar informações de interesse público, ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e habilidade que auxiliem na inserção social dos jovens a criar alternativas de lazer e convívio e articular-se com as atividades já realizadas nos Cras e Creas.
A Arte de Rua cria possibilidades de integrar adolescentes a este conceito jovem de expressão urbana. A arte urbana, um movimento underground (street art), foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismo- algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos.  Além do grafite, a Arte Urbana também inclui estatuas, músicos, malabaristas, palhaços, e teatros.
Além disso, objetiva resgatar os valores da história da região e suas tradições:

×   Enfatizar a preservação como um processo dinâmico de valorização das criações e recriação de experiências;
×   Valorizar papel dos pioneiros como fonte de conhecimento;
×   Promover o contato e a troca de experiências,
×   Trazer à tona diferentes modos em que à cultura foi pensada e vivida pelos diferentes tipos de grupos sociais,

6.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS
7.     AÇÃO
8.     RESULTADOS
Identificar adolescentes que queiram participar do curso de grafite.
Aplicação de questionário de intenções.
Definição dos cursos Oficinas de Teatro de rua, Dança de rua, Pinhole (Fotografia), Arte de Rua (Grafite) e Criação de brinquedos e instrumentos musicais com sucata.
Contratar profissionais para desenvolver os cursos selecionados.
Avaliação dos profissionais que atendam as necessidades dos cursos, estabelecer o conteúdo programático.
Contratação do profissional.
Identificar adolescentes que tenham interesse na capacitação dentre as oficinas oferecidas.
Estimular, juntamente com o professor, esse jovem(s) para ser um agente multiplicador na comunidade, dentro do CRAS e CREAS, possibilitando oportunidades de continuidade das atividades culturais na cidade de Teodoro Sampaio.
Criação de grupos de cultura, teatro, dança e fotografia, criando novos projetos de arte na cidade, apresentações em eventos (exposição, festas típicas e etc.).
Desenvolver novas habilidades, conhecimentos gerais, inclusão social e autoestima dos participantes.
Oficinas técnicas, que contemplem a cultura,  natureza local, riquezas ambientais e sociais, conhecer a realidade de nossas entidades.
Valorização e compreensão da arte, comunicação, solidariedade, cooperação, integração, autonomia, participação juvenil, trabalho em grupo, oportunidade de participação igualitária (questão de gênero, assentados, etc.), mobilização e transformação pessoal.

 9. EM QUE PRINCÍPIO E EXPERIÊNCIA SE BASEIAM A METODOLOGIA A SER UTILIZADA?
 Os princípios se baseiam no conceito de responsabilidade social, amparo a vulnerabilidade social, solidariedade, cooperação, integração valorização da arte, autonomia, participação juvenil, trabalho em grupo, oportunidade de participação igualitária (questão de gênero, assentados, etc), mobilização e transformação da comunidade local com seus próprios moradores. A metodologia a ser utilizada será dinâmica organizada pelos instrutores das oficinas, com turmas e oficinas com duração específicas para atender a duração do projeto. As oficinas acontecerão nas dependências do CRAS e CREAS, posteriormente se estenderá ao local onde ocorrerão as apresentações culturais. O projeto terá uma duração de 6 meses e ao final procederá com uma apresentação ao público.
O Clube do Meio Artístico, parceiro escolhido para este projeto, utilizará uma experiência vivencial de cultura com atividades pontuais, atividades presenciais semanais. Essas atividades são compostas por rodas de conversa, pesquisa e construção cultural e artístico das oficinas. As oficinas tem o tempo de duração de quatro horas por turno nas dependências do CRAS de Teodoro Sampaio – SP, com até 16 jovens por turma. O Clube do Meio Artístico busca sensibilizar a comunidade à quebrar suas barreiras sociais e preconceituosas sobre realidades distintas ou melhorar suas ações para o público alvo da missão do projeto.
10.  QUEM IRÁ COORDENAR O PROJETO E QUEM SERÁ A EQUIPE TÉCNICA?
Comissão Temática de Cultura do Programa Energia Social, MDCA, Dep. De Assistência Social do CRAS e do CREAS, juntamente com a orientação de 1 instrutor e 1 orientador, indicado pelas instituições.
11. COMO CUIDAR DA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO?
Estimular a Prefeitura na busca de recursos oriundos de Fundos e/ou Concursos de arte, para continuidade das ações com foco em cultura.
12. COMO A COMUNIDADE VAI PARTICIPAR DO PROJETO?
O CRAS e CREAS envolverão os pais dos alunos em todas as atividades realizadas nas instituições, onde conhecerão a dinâmica e as atividades, assim como resultados. Objetivo será integrá-los neste processo que busca incentivar a cidadania em cada jovem. Haverá ainda a promoção de uma apresentação final do projeto, com resultado de todas as oficinas, em evento que será organizado pela Prefeitura em parceria com o Programa Energia Social para Sustentabilidade Local.
13. QUAIS SERÃO OS PARCEIROS DO PROJETO?
Prefeitura Municipal de Teodoro, através da participação do Departamento de Educação e Cultura, Assistência Social; Comissão Temática de Cultura do Programa Energia Social; Jovens Parceiros da Odebrecht; e CMDCA.
14.  COMO O PROJETO IRÁ INTERAGIR COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS?
O projeto pretende interagir com redes de tecnologias sociais e as políticas públicas de maneira a possibilitar sua replicabilidade adotando as seguintes estratégias:
  1. Comunicar efetivamente durante todo o processo de desenvolvimento do projeto com os tomadores de decisão nas diferentes esferas administrativas;
  2. Partilhar os sucessos e lições aprendidas no projeto com as redes sociais atuantes;
  3. Buscar recursos financeiros de editais para incentivo a cultura, e, com isso, possibilitar a continuidade do projeto.

15. COMO O PROJETO SERÁ DIVULGADO?
A divulgação das ações desenvolvidas pelo projeto será realizada de forma diversificada utilizando-se dos diversos instrumentos de mídia incluindo:
a. meios de comunicação local;
b. mídia espontânea;
c. mídia social e ferramentas online ;
d. radio comunitária

16. COMO O PROJETO SERÁ AVALIADO?
Acompanhamento das atividades nas oficinas propostas será conduzido por um profissional responsável pelo monitoramento das oficinas e pela equipe gestora do projeto. A cada semana, a equipe - formada por educadores do CREAS e CRAS, Jovens Parceiros e profissionais do Clube do Meio Artístico, terão responsabilidades na avaliação e mensuração do que está dando certo e o que precisa ser adaptado para conclusão do Projeto (reuniões de avaliação e monitoramento).
17. COMO SERÃO REALIZADAS AS AVALIAÇÕES PROCESSUAIS?
Atividade
Meios de Verificação
Realização do conteúdo programático propostos nas oficinas
Relatório de atividades
Assiduidade dos alunos nas oficinas
Lista de presença (mínimo de 75% de frequência)
Finalização das Oficinas
Apresentação Pública

18. COMO O PROJETO PRETENDE AVALIAR OS RESULTADOS?
Uma ação de cultural necessariamente deve causar impacto na comunidade e na formação dos participantes. Muitas vezes não é possível reconhecer na proposta uma ação fundamentada em pesquisa e diagnóstico, coerente com a realidade do público-alvo e capaz de provocar impactos duradouros na formação dos alunos e na comunidade. Às vezes o plano de ação é estruturado para atender somente às necessidades do professor e do aluno, sem levar em conta de forma decisiva as demandas da comunidade e o potencial de impacto e transformações na comunidade externa é reduzido.



Entende-se por transformação a mudança concreta de algum aspecto da comunidade. Por exemplo: um curso de teatro que trabalha deve deixar como semente a criação de um grupo teatral na localidade e pelo menos um profissional da comunidade capaz de continuar com o projeto de forma autossustentável. Quando isto não acontece é necessário que sejam reavaliados os objetivos e a metodologia do Projeto. Deste modo o nosso o projeto será  medido em 3 níveis:

 Arte Educador:
Critério
Pontuação
Proposta/relatório com possibilidade concreta de transformação da realidade da comunidade
20
Proposta com possibilidade concreta de melhoria das condições da comunidade
10

 Comunidade:
Critério
Pontuação
A comunidade analisa o projeto e a execução do mesmo
20
A comunidade participa da elaboração e execução da ação
20


Aluno:
Critério
Pontuação
Proposta do Arte Educador
10
Ação do Arte Educador diante da proposta
10
Clareza da prática
10
Clareza do início, da execução e do encerramento da ação
10
Clareza na perspectiva da ação conjunta com a comunidade
10
Possibilidade clara e eficiente de avaliação da ação
10


Para cada oficina há objetivos distintos, com resultados mensuráveis ao final de cada curso:

1.   Teatro de rua: apresentação de uma peça de teatro.
2.   Dança de rua: apresentação de “espetáculo” de dança.
3.   Pinhole (Fotografia): exposição fotográfica.
4.   Arte de Rua (Grafite): pinturas nos muros da Casa da Criança e Creche Central e em áreas degradadas da cidade. Pintura de um painel na festa de encerramento do Projeto.
5.   Criação de brinquedos e instrumentos musicais com sucata: exposição das artes produzidas na oficina.

19. QUE CRONOGRAMA O PROJETO IRÁ CUMPRIR?
Objetivos Específicos
Ação
Resultados
MÊS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Identificar adolescentes que queiram participar do curso de grafite
Aplicação de questionário de intenções
Definição dos cursos
X








Criação do projeto
Discutir com as partes envolvidas como será o projeto
Aprovação do Projeto: Transformando Jovens com Arte

X







Contratar profissionais para  ministrar os cursos selecionados
Avaliação do profissional que atenda as necessidades do curso
Contratação dos profissionais


X






Desenvolver novas habilidades, conhecimentos gerais, inclusão social e autoestima dos participantes
Realização das Oficinas
Valorização e compreensão da arte, comunicação, solidariedade, cooperação, integração, autonomia, participação juvenil, trabalho em grupo, oportunidade de participação igualitária (questão de gênero, assentados, etc), mobilização e transformação da comunidade local através de seus próprios moradores;




X
X
X
X
X
X
Realização do evento de encerramento
Apresentação teatral; Apresentação de Dança; Exposição fotográfica;
Pinturas nos muros da Casa da Criança e Creche Central e em áreas degradadas da cidade, e pintura de um painel na festa de encerramento; Exposição dos instrumentos e peças de arte com sucatas confeccionadas pelos alunos .
Apresentação dos resultados das oficinas para a comunidade, evento organizado pelos parceiros e Clube do Meio Artístico.








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